Remédio para cães pode ajudar a tratar Covid-19 | Mundo-Notícias | Diário Online



A ciência continua trilhando caminhos para encontrar mais medicamentos que combatam o vírus da Covid-19. Entre os diversos testes realizados pela comunidade científica, um em especial está chamando a atenção: um remédio utilizado para tratamento de tumores em cães.

A informação foi divulgada em um novo estudo da Universidade de Chicago (Uchicago) e publicada na revista “Science”. O medicamento de uso veterinário, chamado masitinibe, pode inibir a replicação do vírus no corpo humano.

A droga passou por vários ensaios clínicos em culturas de células humanas e em camundongos, mas ainda não recebeu aprovação para tratar humanos.

Os pesquisadores da Faculdade Pritzker de Engenharia Molecular da Universidade de Chicago, trabalhando com colaboradores no Laboratório Nacional Argonne, nos EUA, e de outros países, também descobriram que a droga poderia ser eficaz contra outros tipos de coronavírus e picornavírus. Por causa da forma como o medicamento inibe a replicação viral, também se demonstrou que ele permanece eficaz em face das diversas variantes do Sars-CoV-2.

“Os inibidores da principal protease do Sars-CoV-2, classe de drogas como o masitinibe, podem ser uma nova forma potencial de tratar pacientes com covid, especialmente nos estágios iniciais da doença”, disse Savas Tay, que liderou a pesquisa. “A Covid, provavelmente, estará conosco por muitos anos, e novos coronavírus continuarão a surgir. Encontrar drogas existentes que tenham propriedades antivirais pode ser parte essencial do tratamento dessas doenças”, completou.

 





Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*