Programa Cidade Empreendedora será lançado em Paragominas | Compre do Pequeno – Amazonia Market


O Programa Cidade Empreendedora será lançado em Paragominas, região Capim, nessa quarta-feira (23), às 10h, no Hotel Regente. A cidade é uma das 13 que receberão a segunda edição do programa no estado. Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e o prefeito Lucídio Paes assinarão o contrato que dá o pontapé inicial para a realização das ações do segundo ciclo do programa no município.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que prevê a implementação de um conjunto de estratégias focado em gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito.

Em Paragominas, serão 18 meses de trabalho, com a oferta de 38 soluções e mais de mil horas de consultorias, aplicadas por consultores especializados. O Sebrae subsidiará 60% do valor financeiro a ser investido.

O prefeito municipal destaca a importância do programa. “Paragominas tem aptidão para a implementação de políticas de desenvolvimento. E essa parceria com o Sebrae vem ao encontro do nosso objetivo de tornar nosso município muito mais empreendedor”, ressalta Lucídio Paes.

Programa Cidade Empreendedora será lançado em Paragominas — Foto: Melquizedeque de Almeida

“Paragominas é um município pujante. Por isso, nossa expectativa é de que esse segundo ciclo do programa possa potencializar, ainda mais, o processo de desenvolvimento econômico da cidade, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios”, acredita Rubens Magno.

Além de Paragominas, no Pará aderiram ao Cidade Empreendedora neste ciclo as prefeituras de Benevides, Breves, Abaetetuba, Barcarena, Dom Eliseu, Marituba, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Castanhal, Mãe do Rio, Cametá e Soure.

Nesta edição, o tempo de duração do programa foi ampliado em seis meses e terá seis soluções a mais que no ciclo anterior. Outra novidade nessa nova etapa de trabalho no Pará são as atividades do eixo inclusão produtiva, que prevê ações voltadas ao público dos Centros de Referência de Assistência Social, os Cras.

Os eventos de lançamento e assinatura do contrato do Cidade Empreendedora nos municípios são adaptados às normas sanitárias de prevenção à Covid-19, com respeito ao número de participantes permitido, obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e oferta de álcool em gel para a higienização das mãos.

O Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando renda e empregos para as cidades.

Em 2021, o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 munícipios do país.

No Pará, o Cidade Empreendedora começou a rodar em 2019, com ações para o Ciclo 20192020 nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará.

Para marcar esse momento de lançamento do Cidade Empreendedora em Paragominas, o Sebrae oferece atendimentos em uma de suas Unidades Móveis, onde são prestados importantes serviços aos empreendedores, como orientações para quem já tem um negócio ou quem está pensando em começar alguma atividade empreendedora.

Orientações e consultorias – como obter credito e mercado e vendas; formalização como Microempreendedor Individual e regularização de pendências do MEI estão entre os serviços ofertados pela unidade, que tem percorrido vários municípios paraenses.

A Unidade Móvel fica na cidade no dia 23 de junho, na Praça do Bairro Jardim Atlântico, e no dia 24 na Praça do Bairro Nagibão. O funcionamento é das 8h às 14h. O atendimento é gratuito.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*