Oficina de percussão ‘Elas no tambor’ é promovida por mulheres para mulheres | Pará

0
82


Para apresentar a percussão musical feita por mulheres, a oficina on-line ‘Elas no tambor’, de quatro episódios, está com as inscrições gratuitas, abertas até o próximo domingo (16), pela internet.

Ministrada pela percussionista e diretora de percussão do primeiro álbum do Bando Mastodontes, Katarina Chaves, a oficina mostrará de forma prática e didática alguns dos principais instrumentos, toques e ritmos que o grupo pratica nas canções.

Segundo a programação, em cada episódio uma música do novo álbum do Bando, “Ciranda Celestial”, é trabalhada e demonstrada ao público.

O grupo conta com 10 artistas da cidade que têm a música como ponto de comunhão e que buscam comunicar por meio da arte musical e cênica desde 2015, quando foi fundado.

As aulas gravadas, de cerca de 40 minutos, serão disponibilizadas exclusivamente em um grupo fechado em uma rede social, entre os dias 17 e 20 de janeiro, ás 19h, possibilitando a interação em tempo real com a facilitadora que estará em diálogo com as alunas, sanando dúvidas durante o período da oficina.

Nos episódios, as demais integrantes do grupo, Ana Marceliano, Bruna Cruz e Fernanda Noura, contribuem com relatos pessoais sobre os desafios e conquistas de ser mulher e musicista no norte do país.

“Em grande parte dos espaços de batuque que já frequentei a presença masculina é predominante, já vi muitos mestres tocando e alguns ensinando a tocar o tambor, mas não tenho muitas referências de mulheres ensinando”, contou Ana Marceliano

Confira a programação de cada episódio da oficina:

Aula 1
Ritmo: ijexá
Instrumentos: congas, agogô, caxixis e alfaia

Aula 2
Ritmo: Combinação rítmica de maracatu e congo
Instrumentos: xequerê, agbe, djembe e alfaia

Aula 3
Ritmo: samba reggae
Instrumentos: congas, milheiro, bacurinha, surdo e alfaia

Aula 4
Ritmo: baião
Instrumentos: pandeiro, zabumba, triângulo e coquinho

‘Elas no tambor’
Data: 17 a 20 de janeiro, 19h
Inscrições: 10 à 16 de janeiro, pelo perfil da banda na internet
Facilitadora: Katarina Chaves

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Veja outras notícias do estado no g1 Pará.



Fonte da notícia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here