Helder Barbalho é aprovado por 58% no Pará e por 60% em Belém, diz a pesquisa feita pelo Poder360


Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará – 14.abr.2020

Por PODER360

Pesquisa DataPoder360 mostra que o 58% dos paraenses aprovam a gestão do governador Helder Barbalho (MDB). O governo do emedebista é reprovado por 16%. Outros 20% o classificam como regular.

A avaliação positiva cresceu 5 pontos percentuais em 15 dias. Já a reprovação se manteve estável em relação ao último levantamento.

Em Belém, o desempenho de Helder Barbalho é 1 pouco melhor, mas dentro da margem de erro. Na capital, 60% apoiam o governo estadual. A avaliação negativa é menos da metade do registrado em todo o Estado –apenas 7% desaprovam o governador.

Em duas semanas, a aprovação de Helder cresceu 6 pontos em Belém. Já a taxa de ruim e péssimo caiu 5 pontos. Aproximadamente 1/3 dos belenenses avaliam como regular a gestão de Barbalho.

A pesquisa foi realizada de 25 a 27 de maio pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, em uma parceria editorial do jornal digital Poder360 e o jornal Diário do Pará, de Belém (PA). O levantamento teve patrocínio da Termogás.

No Pará, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, foram entrevistadas 2.500 pessoas em 102 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Dentro dessa pesquisa, foi destacado o recorte de 800 pessoas residentes em Belém. Para os resultados do estudo na capital, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Conheça mais sobre a metodologia lendo este texto.

DataPoder360 também realizou um levantamento nacional por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Leia os relatórios completos dos resultados no Brasil (1,6 MB), no Pará (2,3 MB) e em Belém (1,4 MB).

O governador do Pará decretou o fim do lockdown na capital Belém e em outras 9 cidades paraenses na 2ª feira (24.mai.2020). A medida que restringiu a circulação de pessoas havia entrado em vigor em 7 de maio para tentar reduzir a taxa de transmissão da covid-19.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará indicaram que, nos 17 dias de duração do lockdown, em apenas 6 o número de novos casos confirmados da doença ficou abaixo daquele que havia sido registrado em 6 de maio, dia anterior ao do início da vigência da medida.

APROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 26%

DataPoder360 também mediu a avaliação do presidente Jair Bolsonaro entre os paraenses.

Cerca de uma em cada 4 pessoas consideram o trabalho do chefe do Executivo ótimo ou bom no Pará. Em Belém, o percentual é maior: 31%.

A aprovação do chefe do Executivo federal no Pará caiu 5 pontos percentuais em duas semanas. No total, 32% consideram o governo federal ruim ou péssimo. As avaliações regulares somam 38% –uma alta de 9% desde a 1ª quinzena de maio.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*