Fotógrafa Irene Almeida reúne obras na exposição individual ‘Eu vejo’ | Pará


Abre neste domingo (7) a exposição individual ‘Eu vejo’, da fotógrafa Irene Almeida, na Kamara Kó Galeria, em Belém. A mostra é a continuidade do projeto Experiência Curatorial 2022, sob a curadoria do professor de artes visuais da UFPA John Fletcher.

A exposição reúne imagens da capital paraense que partem de uma “fotografia documental, mas passam pelo lírico, pelo sonho e pela imaginação”, nas palavras da própria Irene Almeida. Ela explica que será possível observar uma cidade vazia, sem as pessoas que transitam diariamente pela cidade. Mas o vazio de uma cidade linda, que se aflora e não se vê corre do dia”.

A mostra inclui imagens que representam o trabalho de 20 anos de Irene Almeida. Segundo o curador, em Irene Almeida, “o ato fotográfico ganha voo, densidade e afeto. Testemunha ocular em nossa porção territorial da Amazônia, constrói um atlas de imagens que conecta experimentações, dilemas, memórias”. E ainda: “parece criar ecos nas imagens sobre uma Belém atravessada por fantasmas coloniais. O que um olhar flâneur aqui pode revelar sobre esses tempos sobreviventes em nosso século XXI?”.

Irene Almeida é paraense e atua no campo da fotografia, produção cultural e curadoria no Pará há mais de dez anos, em projetos como o Projeto Circular (2013-2016), o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e inúmeros trabalhos junto à Associação Fotoativa, da qual é atual presidente. Como fotojornalista, ela transita nos mais diferentes lugares de Belém, registrando seu ponto de vista singular.

John Fletcher é professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura na Faculdade de em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da UFPA. É membro da Associação Fotoativa e da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA).

Fotógrafa Irene Almeida apresenta sua exposição “Eu Vejo”, na Kamara Kó Galeria, localizada na Trav. Frutuoso Guimarães 611, entre Riachuelo e Gen. Gurjão. Abertura 07/08/2022, de 10h às 17h. Visitação: quinta e sexta-feira, de 15h às 18h; sábado, de 10h às 13h.



Fonte da notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para a barra de ferramentas