Festival Preamar da Cultura Popular movimenta a Estação de Icoaraci | Pará

0
3


Nesta sexta-feira (20) iniciou a programação cultural Preamar da Cultura Popular, na estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém. E evento é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O grupo Parafolclórico Asa Branca abriu a programação cultura gratuita, seguido do Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa, de Outeiro, e exibição de curtas, como Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores, além de clipes de artistas regionais.

“Aqui, em Icoaraci, a gente costuma dizer que há uma reunião de manifestações por metro quadrado da nossa Região Metropolitana de Belém. Em cada pedacinho da nossa vila de Icoaraci a gente tem um grupo, um coletivo, que mantêm vivos os saberes, as tradições, os fazeres da nossa cultura popular, seja por meio das danças, das nossas imensas expressões que dizem respeito a nossa religiosidade, nossas comunidades tradicionais. Esse é um espaço que a comunidade de Icoaraci abraçou; é um espaço que, por conta de uma escuta que realizamos com a comunidade, é multiuso para nossa economia criativa e para todo esse pulso das expressões e manifestações da nossa cultura tão extraordinária, diversa e rica”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

A programação ocorreu neste sábado (21), com a Exposição 45 anos de Asa Branca, Aulão de ritmos paraenses, oficinas de percussão, de práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses, de arranjos e adereços, e rodado de saias, além de palestras e concurso Miss do Folclore.

O Preamar acontece também neste domingo (22) e se encerra na quinta-feira (26), Dia do Carimbó, com uma ação especial no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com Feira Criativa do Carimbó, das 15 às 19 h, que oferecerá produtos de artesanato, moda e instrumentos musicais.

neste sábado (21) e domingo (22), tanto na Estação de Icoaraci quanto no Salão Paroquial Igreja Matriz de Icoaraci. O encerramento do Preamar da Cultura Popular será no dia 26 de agosto, Dia do Carimbó, com uma ação especial no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com Feira Criativa do Carimbó, das 15 às 19 h, que oferecerá produtos de artesanato, moda e instrumentos musicais.

A homenagem ao ritmo tipicamente paraense inclui a roda de conversa “Saberes e fazeres do carimbó”, com os mestres Luiz Gonzaga (de Ananindeua) e Catarino (do bairro da Sacramenta), e as mestras Neire (bairro da Pedreira) e Nazaré do Ó (de Icoaraci), e uma roda de carimbó com apresentação do Grupo Sancari e mestres convidados. A entrada é gratuita.

  1. 09 h – Exposição 45 anos de Asa Branca
    Exibição de curtas: Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores
    Exibição de clipes de artistas regionais
    Local: Estação Cultural de Icoaraci
  2. 15 as 16 h – Oficina de percussão
  3. 16 as 17 h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e Oficina de arranjos e adereços
  4. 17 as 18 h – Oficina Rodado de saias
    Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
  5. 18 h – Culto ecumênico
  6. 18h15 – Salve aos Mestres e Mestras com o Pássaro Tem-Tem, de Outeiro
  7. 18h20 – Ajuntamento de Mestres (as) – Roda de Conversa
  8. 19h15 – Homenagem aos Mestres (as) – entrega dos Pratos de Cerâmica
  9. 19h30 – Apresentações culturais: Grupo Parafolclórico Asa Branca, Grupo Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia e Cia. da Amazônia
    Local: Estação Cultural de Icoaraci
  10. Preamar da Cultura Popular – Dia do Carimbó (Mestre Verequete)
    Local: Teatro Estação Gasômetro

Data: 26/08/21 | Entrada franca

  1. 15 as 19 h – Feira Criativa Carimbó
  2. 16 h – Roda de conversa – Saberes e fazeres do carimbó
  3. 17 h – Roda de carimbó – Apresentação do Grupo de Carimbó Sancari e mestres convidados
    Transmissão pelo canal da Secult Pará no YouTube.



Fonte da notícia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here