Especialista fala sobre a importância do combate às fake news nas redes sociais | Pará


Além da tradução literal para o português, o termo fake news, significa muito mais do que notícias falsas. Atualmente, notícias inverídicas, que são disseminadas como verdadeiras nas redes, podem atuar como instrumento político, para que pessoas possam obter vantagens sobre determinado setor. Em meio às eleições municipais, a importância de se ficar atento às notícias falsas se torna cada vez mais evidente.

De acordo com o advogado Felipe Gualberto Bernardes, explica que qualquer dano a reputação de um pessoa causado pela disseminação de fake news deve ser reparado. Por isso, no Brasil, existe um projeto de lei que busca combater a disseminação de notícias falsas: a PL das Fake News.

No entanto, o advogado já alertou, em outra entrevista ao G1, que esse projeto encontra resistências de vários setores políticos e jurídicos. Segundo o especialista, o projeto de lei apresenta uma redação confusa, o que dá margem legal para interpretações equivocadas. No entanto, o advogado adverte que o cerne da nova lei é tentar achar o meio termo entre a liberdade de expressão e o direito a honra e imagem pessoal.

No entanto, o advogado esclarece que o combate as fake news não deve ser realizado apenas no âmbito jurídico, com medidas punitivas. É necessário fazer um trabalho preventivo e formativo do pensamento crítico para que as redes sejam utilizadas da melhor forma possível.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*