‘É do Pará’ ensina a receita da cambica com peixe Xinguara | É do Pará


Da região do sudoeste do Pará para a sua casa. Dona Nélia, nascida em Altamira, mata a saudade da região preparando uma cambica com peixe, que ela denominou de ‘peixe Xinguara’. Veja a receita abaixo.

Ingredientes do peixe xinguara — Foto: Reprodução/TV Liberal

Ingredientes do peixe xinguara — Foto: Reprodução/TV Liberal

Em uma panela coloque o azeite, espere esquentar um pouco para depois adicionar a cebola e o alho. Refogue. Quando a cebola estiver com uma textura transparente, acrescente o peixe, a chicória, pimenta do reino e sal. Mexa. Adicione a salsinha, mexer mais um pouco. Desligue o forno e reserve.

Para preparar a cambica você deve cozinhar o jerimum até ficar bem mole. Retire a casca e amasse a polpa. Depois, em uma panela, acrescente óleo, cebola e alho. Refogue até que a cebola fique transparente. Em seguida, adicione a polpa e continue refogando. Por último colocar uma pitada de pimenta do reino.

Depois de pronto, pegar a polpa refogada, colocar em um processador e bater com leite de castanha. A mistura volta para a panela. Cozinhar até que a mistura engrosse. Colocar um pouco de sal e continuar misturando.

Por último, colocar a cambica e o peixe no prato e servir.

Prato cambica com peixe Xinguara — Foto: Reprodução/TV Liberal Prato cambica com peixe Xinguara — Foto: Reprodução/TV Liberal

Prato cambica com peixe Xinguara — Foto: Reprodução/TV Liberal



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*