Arte milenar dos tapetes orientais é tema de exposição inédita em Belém | Pará


A exposição “Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar” será aberta em Belém na sexta-feira (26), com apresentação de mais de 50 peças, incluindo os famosos tapetes persas, feitos à mão por artesãos de várias regiões do Oriente. A exposição tem visitação gratuita e classificação livre. O evento de abertura conta com show do músico Salomão Habib.

Também estarão expostos exemplares importados do Paquistão, Índia, Turquia e China, que expressam a cultura e a arte milenar dessas civilizações.

A exposição fica aberta até 12 de dezembro, data da programação do Projeto Circular Campina e Cidade Velha, o que será mais uma ótima oportunidade do público, que estiver no centro histórico da capital, visitar a exposição.

E durante o período da mostra, haverá programação paralela para o visitante e em datas específicas, que incluirá palestras e bate-papos com especialistas e imigrantes no Pará, assim como exibição de documentários.

O projeto da exposição foi idealizado por quatro mulheres empreendedoras e cheias de criatividade. Os tapetes foram trazidos para Belém pela historiadora da arte e curadora Caroline Heera Fernandes (professora visitante da UFPA até 2017), e pela argentina Camila Marchesotti, apaixonada pelas estampas e tecidos como expressão cultural. Em Belém, o evento foi idealizado pela ex-diretora do MABE e gestora do Do It Coworking, Maria Amélia Morgado, e pela professora da UEPA e renomada restauradora de arte no Pará, Rosa Arraes.

Confira a programação completa:

Dia 26/11 (sexta-feira) – 17h às 21h
17h – Abertura para o público
18h – Abertura oficial, como apresentação de Maria Amélia Morgado
19h30 – Apresentação Musical: Salomão Habib

•Sinopse da Exposição “Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar”, com a curadora Caroline Heera Fernandes
•Coquetel Temático – DeBem.com.vc

Dia 02/12 (quinta-feira ) – das 17h-19h
Relato de Experiência: “Oriente”
Evento híbrido com participação de Atilla Kus (Turquia) e Mossadik Hussain (Paquistão)
Mediadora: Sônia Albuquerque

Dia 12/12 (domingo) de 10h – 14h
Programação no Circular Campina Cidade Velha

11h – mesa redonda: “O papel da iniciativa privada no mercado brasileiro de bens culturais”, com Caroline Heera Fernandes e convidados

Serviço: Exposição “Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar”, de 26/11 a 12/12, no Do It Coworking (Rua Avertano Rocha, 192 – Campina – Belém/PA). Visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. No domingo, dia 12/12, ficará aberta das 10h às 14h



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*