Veja dicas para melhorar o sono infantil no quadro ‘Pequeninos’ | Pará


O quadro Pequeninos desta quarta-feira (16) fala sobre o sono infantil. Muitos pais têm dificuldade em fazer os bebês dormirem e vários fatores podem estar associados a esse problema.

A médica Maria Cláudia Oliveira, presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional Pará, tira dúvidas dos internautas.

Pergunta 1) O que fazer para o bebê ter um sono mais tranquilo?

Dra Maria Cláudia: É importante se atentar para a rotina do dia, com horários relativamente fixos para acordar, para sonecas, para alimentação e recreação. Se aproximando da noite, devemos iniciar os rituais de sono para que o bebê comece a entender que o próximo passo será dormir. Exemplo: diminuição de luzes, de eletrônicos, banho relaxante, leitura de livros, música calma. Um passo importante é ensinar o bebê a adormecer com autonomia durante a noite e durante os cochilos, utilizando de associações positivas como: um bicho de pelúcia, uma naninha, cantar para o bebê.

Pergunta 2) Minha bebê tem quase 3 meses e ela tem o sono agitado. Dorme, mas fica fazendo barulhos como se estivesse acordada, mas está dormindo. Como poderia resolver? Outra pergunta é: ela mama as 4h e depois as 6:30, porém não desperta nesse segundo horário. Acaba que ela dorme até umas 8:30-9h, tirando a soneca da manhã por volta de 10:30-11h.

Dra Maria Cláudia: Existe uma fase do sono chamada de sono REM que ocupa uma grande parte do sono dos bebês e vai diminuindo com a idade. Nessa fase, temos um sono com maior movimentação, emissão de sons, gemidos e até gritos. Não se preocupe, seu bebê está dormindo e tudo isso é normal.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*