Sespa prorroga campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomielite | Pará


A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) prorrogou as campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomielite até o dia 20 de dezembro, em todos os postos de vacinação do estado. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, que está abaixo da média recomendada pelo ministério da saúde, que é de 95% do público-alvo.

De acordo com a Sespa, no caso da vacina contra o sarampo, pouco mais de 877 mil pessoas entre 20 e 49 anos foram imunizadas, quando a meta é vacinar quase 3 milhões e meio de pessoas. Taxa de apenas 25,16 por cento.

Já o índice de vacinação de crianças de 1 a 4 anos contra a pólio está em 54,11 por cento, bem abaixo do recomendado. Até agora, 322 mil crianças receberam a dose da vacina.

Ainda segundo a Sespa, a baixa procura é atribuída, entre outros fatores, à pandemia da Covid-19, já que muitos pais e responsáveis têm medo de levar seus filhos aos postos de vacinação.

O vírus da poliomielite não circula no Brasil há 30 anos. Já o sarampo, só no estado do Pará, atingiu 5.372 pessoas em 2020, o equivalente a 64% dos registros em todo o país.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*