Programação reúne especialistas do Pará e de países convidados no debate sobre pesquisa científica | Pará


Começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 30 a programação “Cartografias da Formação e Pesquisa: História, Educação, Ciências Sociais e Psicologias”, que réune dezenas de especialistas do Pará e convidados de outros estados e países no debate transversal. Confira aqui a programação completa.

“O objetivo é estabelecer conexões dos processos formativos de ensino, extensão e pesquisa. Busca-se realizar conversações inventivas, currículos, universidades e democracias”, destaca Flávia Lemos, psicóloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para participar, acesse o link do evento virtual.

A mesa de abertura tem como tema a “Formação em Psicologia Política e a América Latina”, e traz ao debate o professor doutor Domenico Uhng Hur (UFG) e o professor doutor Emanuel Meireles (UFC). Em seguida, haverá a conferência “A vontade de narrar: da escrita ao objeto de pesquisa”, com o professor doutor Antônio Otaviano Vieira Júnior.

Mesa dia 22 de setembro de 2020, 09h00. Profa Dra Edila Moura/UFPA. Relatos sobre experiências com populações ribeirinhas amazônicas. Mediação: Profa Mestra Cristina Simone de Sousa Reis/SEDUC-PA.

Na terça (22), haverá o debate “Artifícios das pesquisas e formações inventivas no PARFOR”, com a professora doutora Josenilda Mauês (UFPA), seguida de “Itinerários de Pesquisas Antirracistas em Psicologia no Sul e Sudeste do Pará”, coma professora doutora Danielle Vasco Santos (UNIFESPA).

Na quarta-feira (23), a programação abre com “Formação Teológica: a fé cristã e o compromisso social”, que traz o professor doutor Mário Tito Almeida (UNAMA). Haverá também o debate “A formação em Filosofia em um Seminário Católico: ressonâncias de Goffman e Foucault”, com o professor doutor Silvio José Benelli (UNESP), e a “História da cura na pajelança e micro-história da arte”, com o professor doutor Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA).

Na quinta (24), o professor doutor Fernando Lacerda Júnior (UFG) debate “A Formação em História da Psicologia Social e Política com Ignacio Martin-Baró”. “Formação em Psicologias e Educação: feminismos, antirracismos e descolonialidades” reúne no debate as professoras Maria Lúcia Chaves Lima (UFPA), Adriane Lima (UFPA) e Fernanda Teixeira Barros Neta (UFPA).

Na sexta (25), haverá a mesa “Formação em Educação e Psicologia: os direitos das crianças, adolescentes e jovens em pauta”, com as professoras Norma Del Río (México – Integrante da Childwatch International Board) e Estela Scheinvar (UERJ).

No dia 28, a programação promove a mesa “Encontros entre Psicologia e Educação: desafios do presente”, com as professoras Rosa Nunes (Universidade do Porto-Portugal), Marilene Proença Rebello de Souza(USP) e o professor Guilhermo Arias Beatón (Universidad de Havana-Cuba).

No dia 29, haverá “Partilha de experiências em Ensino de Psicologia da Educação e Escolar”, com as professoras Aline Menezes Beckman (UFPA) e Milene Veloso (UFPA).

No dia 30, a programação abre com a mesa “Experiências de extensão estudantil em Psicologia”, com o graduando Pedro Romão dos S. Júnior (UFPA), o “Trabalho de extensão com povos tradicionais e etnopsicologia”, do graduando Daniel Silva Castro (UFPA), “Práticas de extensão com a atenção à saúde na pandemia”, com graduando Alessandro Carneiro da Silva (UFPA) e o doutorando Igor do Carmo Santos, que falará sobre “Prática de extensão em Direitos Humanos e seus efeitos no ensino e na pesquisa”.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*