Policlínica Itinerante do Hangar retoma atendimento a pacientes com sintomas leves da Covid-19 em Belém | Pará


O Governo do Estado do Pará retomou neste sábado (31) os atendimentos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19 na Policlínica Itinerante montada ao lado do Hangar, em Belém. O horário de funcionamento será sempre das 8h às 17h.

No local, os pacientes poderão fazer consultas, exames e já receber o medicamento caso seja necessário. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), em casos mais graves da doença, com sintomas como falta de ar, o paciente deve buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros.

“Essa retomada foi pensada como uma estratégia preventiva do Governo do Estado, levando em consideração que já entramos em um período sazonal de viroses, que é comum no período de chuvas da região amazônica, e também porque a Covid-19 ainda não deixou de circular no Pará”, explicou o secretário de saúde Rômulo Rodovalho.

Aumento de casos em Belém

A ampliação do atendimento ocorre após o aumento recente de casos suspeitos de Covid-19 na capital. Em uma live nas redes sociais, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho admitiu aumento de casos suspeitos da doença e chegou a citar “problemas” na rede particular de saúde, devido ao avanço da doença. Na ocasião, Coutinho atribuiu a maior ocorrência de casos ao “retorno às grandes aglomerações em bares, festas e reuniões em casa”.

Na última quinta-feira (29), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou a suspensão das aulas presenciais na rede municipal e particular da capital no próximo mês e manteve a autorização de funcionamento de bares, restaurantes, casas de show e espaços públicos de recreação.

As escolas já estavam reabertas para os alunos desde setembro. O decreto com a suspensão foi publicado na sexta (30) e vale de 1º a 30 de novembro.

Na noite de sexta-feira (30), equipes de fiscalização da prefeitura foram às ruas dos bairros Pedreira, Umarizal e Batista Campos, em Belém, e encontraram dezenas de locais com intensa movimentação de pessoas e várias regras sendo descumpridas. Três restaurantes foram notificados, um deles foi fechado; e um bar/restaurante foi notificado por aglomeração.

As medidas são previstas no decreto municipal restringindo funcionamento de bares e casas de eventos para até as 00h, devido aos números da Covid-19 na capital. A ação de fiscalização deve continuar até domingo (1º), segundo a Prefeitura de Belém.

Dados da Covid-19 no Pará

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou na sexta-feira (30) mais 530 casos de Covid-19 e 5 mortes. Agora são 252.919 casos e 6.743 óbitos no estado. Segundo a Sespa, foram 63 casos e duas mortes nos últimos sete dias, além de 467 casos e 3 óbitos de dias anteriores.

O Pará possui, até então, 235.982 recuperados, 30.610 casos descartados e 648 casos em análise.

VÍDEOS: Saiba mais sobre o novo coronavírus



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*