Pará lidera ranking de desmatamento da Amazônia pelo quinto mês consecutivo, aponta Imazon | Pará


O Pará lidera, pela quinta vez consecutiva, o ranking de desmatamento na Amazônia, segundo levantamento realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com o estudo, somente no mês de agosto, o Pará foi responsável 37% de todo o desmatamento na região.

Sobre o estudo, o G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), mas até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.

De acordo com o levantamento, a Amazônia perdeu 1.499 km² de área de floresta nativa em agosto. Esse número é o maior em 10 anos, segundo o Imazon. A capital de Rondônia, Porto Velho, lidera o ranking dos municípios que mais derrubaram árvores, com 85 km² de área desmatada. O município paraense de Altamira também aparece na lista.

Ainda segundo os dados do sistema de alerta de desmatamento do Imazon, de janeiro a agosto deste ano, a destruição da floresta tem crescido. Os satélites que realizam a pesquisa registraram um aumento de 68% na devastação. Além disso, os oito primeiros meses do ano já registram um desmatamento 23% maior do que no mesmo período do ano passado.

O estudo aponta que um dos fatores que podem ter contribuído para a degradação da região são os incêndios florestais. Esses incêndios podem ser causados por queimadas controladas em áreas privadas para limpeza de pasto, por exemplo, mas que acabam atingindo a floresta e se alastrando.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*