Obras da Estação Ferroviária de Icoaraci e do Memorial da Cabanagem serão entregues ainda este mês


Foto: Divulgação/Secult

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrega no próximo dia 14 de agosto, a antiga Estação Ferroviária de Icoaraci totalmente revitalizada e, no dia 15, a segunda fase das obras do Memorial da Cabanagem, localizado no Complexo Viário do Entroncamento. Em visita técnica realizada na tarde desta sexta-feira (31), a titular da Secult, Ursula Vidal, e o deputado estadual Igor Normando acompanharam a realização dos trabalhos nos locais.

O diretor de economia criativa da Secult, Stefani Henrique, responsável pela Estação Ferroviária, explicou que esse será um espaço para estimular a cultura alimentar e de artesanato em Icoaraci. Com a revitalização, o local terá cozinha, sala para prática artística, sala multiuso, palco, camarim, banheiros, sala de administração, nove barracas para a feirinha, sendo três de alimentos e seis para artesanato, entre outros ambientes.

A secretária Ursula Vidal contou como foi feito o processo de ocupação do espaço. “Estamos fazendo escutas desde o ano passado com coletivos de arte e cultura para que essa seja uma ocupação híbrida, que atenda tanto às necessidades de comercialização dos produtos de artesãs e artesãos, da cultura alimentar, como também um espaço dedicado a oficinas de arte e cultura, de fruição para a produção audiovisual, das artes visuais e de utilização como espaço para shows, respeitando o impacto para a vizinhança. Será um espaço de harmonia com todas as pessoas que têm essa necessidade de utilização do espaço, mas também um presente para a comunidade do entorno”, disse a secretária.

“Estar aqui neste espaço histórico que está sendo devolvido a Belém é um motivo de muito orgulho para nós. Um local tão importante no coração de Icoaraci e que vai ser um ambiente para que as pessoas possam ter mais acesso à cultura, lazer e entretenimento e, ao mesmo tempo, fazer com que a cidadania possa reinar. Ver este lugar sendo tratado com respeito e carinho é muito gratificante”, comentou o deputado Igor Normando, durante a visita à Estação.

Monumento – Em dezembro de 2019, o governo entregou a primeira fase de revitalização do Memorial da Cabanagem, que incluiu limpeza, pintura, nova iluminação, readequação da cripta para se transformar em memorial, paisagismo e pequenos reparos estruturais. Na ocasião, foi aberta ao público a exposição temporária “Vozes da Cabanagem”, montada na cripta onde estavam os restos mortais de líderes da cabanagem. Nesta segunda etapa, serão entregues os banheiros, área administrativa e calçamento.

De 15 de agosto até o mês de dezembro, a cripta abrigará uma exposição temporária com oito painéis, sendo seis sobre o movimento da Cabanagem e dois dedicados ao Monumento. Sobre as cinco lápides existentes no local, serão colocadas pedras de granito preto com 1.953 nomes de cabanos que morreram durante o movimento, além de uma animação sobre a Cabanagem. A mostra será aberta gratuitamente ao público.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*