Moradores do Moju registram granizo e rajadas de vento; veja | Notícias Pará | Diário Online



As chuvas fortes já estavam previstas para acontecer ao longo do mês de outubro não somente na Região Metropolitana de Belém (RMB) como em quase todo o estado do Pará. E a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) não estava para brincadeiras, especialmente quando considerados os alertas para chuvas intensas e temporais.

+ Vídeo: nuvem gigantesca causa pânico em Castanhal

+ São Paulo volta a registrar tempestade de areia

Nas últimas horas dessa segunda-feira (18), circularam nas redes sociais imagens de rajadas de ventos e tempestades desabando sobre uma pequena comunidade no município de Moju, nordeste paraense: a Vila Curuperé, localizada na rodovia PA-252.

Registros feitos por um morador mostram árvores praticamente pensas de tanto serem puxadas pelos ventos fortes. Em outro momento, chovia granizo no local. Uma moradora mostra algumas “bolinhas de gelo” que caíram do céu e o cinegrafista brinca com a situação.

Confira abaixo o vídeo compartilhado pelo portal Moju News:

Baixo Amazonas

Esse não teria sido o único caso de granizo e ventos fortes também registrados nas últimas horas. Em alguns municípios da região do Baixo Amazonas a mesma condição climática foi testemunhada por moradores, que ficaram apreensivos e temerosos.

E MAIS: Vídeo: moradores “descobrem” nova praia em bairro de Belém

A explicação para esses casos, segundo especialistas, tem nome: o fenômeno foi provocado por uma nuvem chamada “cumulonimbus”, conhecida por atingir grande extensão vertical e que forma em seu interior pedras de gelo (os granizos), além de causar fortes rajadas de vento.





Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*