Hospital Regional de Castanhal volta a atender somente pacientes com coronavírus


Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Reabriu para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19, o Hospital Regional de Castanhal, nordeste do Pará. O primeiro paciente chegou à unidade na noite de sábado (27) e outros cinco foram encaminhados até então. A unidade hospitalar não fará atendimento de urgência ou será portas abertas, atendendo apenas via regulação estadual.

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), os pacientes serão atendidos em duas alas separadas, localizadas no segundo e terceiro andar. A expectativa é que o hospital receba casos da doença pelo menos pelos próximos 90 dias. A unidade reabriu o atendimento para Covid-19 na última sexta, ampliando a rede estadual de saúde para tratamento da doença.

Nesse primeiro momento, são disponibilizados 15 leitos clínicos e 10 UTIs. A Sespa informou que, até o final da próxima semana, já deverá estar atuando com capacidade máxima, com mais 10 leitos de UTI e outros 15 clínicos, totalizando 50 leitos. A Sespa informou ainda que, neste semestre, o Hospital Regional de Castanhal deve iniciar atendimentos para oncologia e ortopedia, ambos referenciados pela central de regulação.

A unidade deve realizar cirurgias de alta complexidade, com capacidade para 650 internações hospitalares mensais, além de 5 mil diagnósticos e 11 mil consultas nas duas especialidades para atendimento de pacientes de Castanhal e outros 20 municípios próximos das terceira, quarta e quinta regionais de saúde. Castanhal possui, até 17h30 deste domingo (28), 5.367 casos de Covid-19 e 217 mortes. O município recebeu 4.606 doses de vacina. A prefeitura ainda não atualizou o número de imunizados.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*