Covid-19: Possíveis casos suspeitos serão testados diariamente em Marabá


Fotos: Paulo Sérgio/PMM

Com informações da Prefeitura de Marabá

A partir de segunda-feira (06), a Secretaria de Saúde do Município (SMS) realizará a notificação e testagem de pelo menos um caso suspeito do novo coronavírus por dia. A medida atende a Nota Técnica enviada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). As coletas ocorrerão de segunda a sexta-feira, em 11 municípios diferentes do Estado.

A diretora de Vigilância em Saúde do município, Sabrina Acioly, explica que a medida visa fazer com que uma pessoa com Síndrome Gripal (SG) seja testada para vírus respiratórios no município todos os dias, em áreas e regiões diferentes. “Com isso saberemos melhor como o vírus está circulando no município e teremos maior controle sobre as ações. Inclusive em relação a outros vírus como H1N1 e Influenza A”, ressalta.

Estão encaixados nos sintomas de Síndrome Gripal, o individuo que apresentar, nos últimos sete dias, febre alta, igual ou maior que 37,8 graus, acompanhado de tosse e dor de garganta. Pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam sendo atendidos e encaminhados da mesma forma, tão quão pacientes que forem hospitalizados com sintomas graves.

O comitê de enfrentamento ao coronavírus da Prefeitura de Marabá, formado por diversos secretários, especialistas da saúde e representantes do comércio, se reuniu na manhã dessa sexta-feira (03), para discutir sobre a questão e ficou decidido que os atendimentos continuarão sendo feito via SAMU. Em caso de suspeita de covid-19,você deve ligar para o 192 a fim de obter orientações e possível testagem para doença.

O Secretário Municipal de Saúde, Luciano Lopes Dias, destaca que Marabá tem obtido sucesso no combate ao coronavírus até aqui. “Temos comemorados os resultados positivos e realizamos reuniões como essa frequentemente. A partir de segunda valerá a aplicação da Nota Técnica, que deve ocasionar um número maior de suspeitos, mas dentro do previsto”, comentou, ressaltando que na segunda-feira (06) o comitê realizará uma nova reunião.

A Prefeitura de Marabá já encomendou testes rápidos para a cidade, mas a previsão de chegada é de aproximadamente 10 dias. Os testes serão aplicados de acordo com as recomendações a serem divulgadas pelo Ministério da Saúde e Sespa. A única paciente confirmada com a covid-19, até o momento, cumpriu o isolamento por 14 dias, e já foi liberada da quarentena por alta clínica.

Prevenção e Tratamento

A Prefeitura de Marabá enfatiza que até o momento não há tratamento específico para a covid-19, o tratamento é sintomático buscando evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto. Por isso, o recomendado pelos órgãos de saúde e instituições de pesquisa que sejam tomadas medidas de isolamento social, como evitar sair de casa, aglomerações e contatos com pessoas doentes.

Pessoas acima de 60 anos e as pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma e problemas cardiovasculares, estão dentro do grupo de risco e devem evitar ao máximo sair de casa e frequentar locais públicos, principalmente espaços fechados. Pacientes que usam remédios contínuos devem pedir aos familiares e amigos para buscarem receitas com validades ampliadas.



Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*