Chuva forte e ventania: como se livrar dos prejuízos no telhado – Diário Online


O período de ventos fortes que antecedem a chegada do inverno amazônico é também de prejuízos para muita gente que em Belém vêm sido vítima das ventanias. Ter o telhado arrancado com a força das ventanias está se tornando cada dia mais comum. 

E essa situação ocorreu na casa do senhor José Domingos, aposentado de 64 anos, que teve perda total de sua estrutura no ultimo dia 15 de outubro em razão de uma forte ventania.

Em cima da casa, profissional faz os retoques necessários /Kleberson Santos

 

Uma atracação no concreto e na frecha ajudam a garantir estabilidade ao telhado
Uma atracação no concreto e na frecha ajudam a garantir estabilidade ao telhado /Kleberson Santos

 

Estrutura precisou ser reforçada com mais pernamancas e ripões
Estrutura precisou ser reforçada com mais pernamancas e ripões /Kleberson Santos

 

“Foi um prejuízo de quase seis mil reais já que além do meu telhado tive de pagar os prejuízos na casa dos vizinhos. O telhado e a parte elétrica de duas casas foram danificados”, disse ele que se sentiu aliviado já que os danos foram apenas materiais.

“Graças a Deus ninguém foi atingido. Assim que o problema ocorreu corri com os vizinhos para ver se ninguém se machucou e já no outro dia tudo já estava sendo resolvido”, salientou Domingos.

REFORÇO

Seu Domingos atribui os danos ao trabalho que não foi bem feito pelo profissional anterior que fez uma estrutura com baixa qualidade.

“Ele apenas pregou, mas não afixou e a pressão do vento fez com que o telhado todinho se desprendesse e voasse”, informou, lembrando que tentou cobrar o responsável, mas sem sucesso.

Após o ocorrido, o proprietário da casa procurou um outro profissional, o pedreiro, carpinteiro, encanador e ferreiro Nonato Botelho, que trabalha no ramo de construção há 30 anos. Para garantir que um problema como esse não voltasse a acontecer  teve de utilizar outras opções de peças para reforçar o novo telhado.

Em entrevista à reportagem, ele deu algumas dicas de como proceder.

ASSISTA!

Pedreiro Nonato Botelho é especialista em reforma e reforço de telhados
Pedreiro Nonato Botelho é especialista em reforma e reforço de telhados /Kleberson Santos

 

O que ocorreu na residência localizada no bairro do Jurunas também já foi sentido recentemente por moradores de bairros como o Curió-Utinga e distrito de Icoaraci. 

De acordo com a meteorologia, chuvas fortes e ventanias serão cada vez mais comuns nos próximos meses e por isso os cuidados devem ser redobrados antes e também depois desse tipo de sinistro.

Procure ajuda!

Acionar a Defesa Civil Municipal em caso de abalo na estrutura da casa, um profissional especializado em reparo de telhados, com o intuito de evitar quedas e acidentes e procurar a concessionária de energia em caso de desligamentos e queda da fiação elétrica são as melhores opções.





Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*