Alepa transforma Escola Bíblica Dominical em Patrimônio Imaterial do Pará – Diário Online


A Escola Bíblica Dominical, mais conhecida por EBD, foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. O projeto de Lei 6/2019 foi votado e aprovado no último dia 6 de agosto pela Assembleia Legislativa do Estado e agora segue para sanção do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. 

A proposta é de autoria do deputado Martinho Carmona e visa o reconhecimento da importância dos ensinamentos bíblicos aos bons princípios. A EBD está presente na programação das igrejas como uma ferramenta de ensino doutrinário, que serve como caminho para firmar a fé das pessoas em Cristo. Para Martinho Carmona, é de extrema importância que as pessoas se aprofundem nos ensinamentos bíblicos, para assim, viver conforme os bons princípios ensinados por Jesus.

“A Escola Dominical te dá uma base de conhecimentos bíblicos, tirando dúvidas e aprofundando convicções após começar a ler os livros da bíblia, que no total são sessenta e seis. A medida que você conhece, se liberta de todas as dúvidas, e então as coisas começam a ter um sentido lógico. E a fé, vem por ler e ouvir a palavra de Deus. A medida que você lê os relatos, tem acesso a informações de como tudo começou, você tem informações consolidadas em fatos”. 

A proposta de lei, de autoria do Deputado Martinho Carmona, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e agora segue para sanção do Governador Helder Barbalho. Reprodução

 

JOVENS

Martinho também destaca a importância da Escola Bíblica na formação dos princípios morais e éticos dos jovens. “Eles estão em uma fase de aprendizado e conhecimento, onde a formação da personalidade e caráter está em construção, e esses conhecimentos, ajudam a delinear o caráter de cristo em cada um deles. Há um trecho da bíblia que diz assim: ‘conheceis a verdade e a verdade vós libertará’, esse trecho é uma síntese de tudo que se aprende através da palavra de Deus por meio das experiências de homens e mulheres que vieram antes de nós. Por isso, o jovem quando tem conhecimento da Bíblia, se torna um homem versátil para tratar e discutir assuntos de diferentes esferas. Já que a bíblia não trata apenas de temas espirituais”, argumenta o deputado. 

Sobre a ideia de transformar, através de um projeto, a EBD em patrimônio do Pará ele ressalta a importância dela para Escola da Sabedoria: “A Escola de Sabedoria advém da Escola Bíblica Dominical, e ganhou uma grande repercussão, já que todos os anos ela congrega aproximadamente 20 mil participantes, onde adultos e jovens participam e consolidam a escola como um marco no seu currículo de conhecimento. Todos os anos vários participantes de todo o Brasil se reúnem para fazer parte do evento, que teve início aqui no Pará e atualmente já se espalhou por inúmeros lugares do Brasil. Então uma ideia que começou em uma igreja e se espalhou para um congresso, onde várias pessoas de diferentes religiões participam, é de extrema importância para a sociedade”, observou Martinho Carmona.

Sobre o quadro docente, ele também enfatiza a importância dos professores da escola dominical. “Hoje temos vários níveis de professores, desde o nível médio até o superior. Eles são os mestres que se dedicam com riqueza de detalhes e profundidade de conhecimento para repassar para seus alunos. O estudante hoje pode se formar apenas para ter um currículo bíblico ou mais avançado como o teológico, onde poderá lecionar em uma universidade, caso faça uma licenciatura em bacharelado teológico. Ou seja, hoje temos vários níveis de alunos e professores do quadro docente. Por isso sempre dedicamos a eles nossa maior homenagem, porque é da dedicação deles que vem o repassar do aprendizado para todos nós alunos”, finalizou Martinho Carmona. 

ESTUDO BÍBLICO

Misaque Moraes, de 32 anos e membro da Assembleia de Deus, aponta que a educação cristã começa em casa, junto à família, mas ressalta a importância dos estudos bíblicos na vida das pessoas. Como pai e uma pessoa religiosa, ele entende “que a EBD é importante porque é a complementação da educação cristã que começa em casa, do fortalecimento, da oportunidade de desenvolver relacionamentos saudáveis, do ser confrontado e moldado por valores preciosos, como os da palavra de Deus. A Compreensão deste privilégio que é fortalecido ao notarmos os rumos da nossa sociedade e a oportunidade de, por meio dos ensinos recebidos na EBD, se praticados, cumprirmos o nosso papel de ser sal e luz nesta vida”, afirmou. 

Misaque Moraes e a esposa Paola Lobato.

Misaque Moraes e a esposa Paola Lobato. Reprodução/Arquivo Pessoal

 

Para o Pastor da Igreja Batista Jairo Marques, a Escola Bíblica Dominical faz parte do papel da igreja “Deus usa essa ferramenta para o crescimento qualitativo do Reino de Deus, ou seja, preparar crentes maduros capazes de produzir frutos. Levando seus alunos ao ensino da Palavra de Deus de maneira eficiente, a fim de conduzi-los ao conhecimento da verdade e a experiências reais com Deus”.   

|

A proposta de lei, de autoria do Deputado Martinho Carmona, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e agora segue para sanção do Governador Helder Barbalho.

|





Fonte da notícia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*